Como funciona o marketplace?
Presente no Brasil desde 2012, o marketplace é um modelo de negócio que permite que lojas de todos os tamanhos vendam em grandes e-commerces, como Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Fazer parte de um marketplace pode ser vantajoso para quem busca mais visibilidade e lucros mais altos: segundo pesquisa da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas pela internet devem ser responsáveis por um faturamento de R$ 79,9 bilhões até o fim de 2020, um crescimento de 16% em relação a 2018. Por isso, se você quer começar a vender e saber mais sobre os benefícios de vender em um marketplace, continue lendo esse post!
Afinal, o que é um marketplace?
De forma simplificada, um marketplace funciona como um grande shopping center virtual. Esse modelo possibilita que lojas e marcas anunciem seus produtos em sites como Americanas.com, Amazon e Fast Shop. Depois de preencher um cadastro, os sortimentos aparecerão nos resultados de buscas juntamente com os itens dos estoques de cada um deles e, a cada venda realizada, há a incidência de uma comissão composta por um percentual que varia de acordo com a loja.
Qual a diferença entre um marketplace e programas de afiliação?
No marketplace, você leva a sua loja para dentro de grandes varejistas, vendendo seus produtos com a segurança e visibilidade que estar nestes sites proporciona. Já nos programas de afiliação, você divulga os itens vendidos por outra loja e é comissionado a cada venda faturada.
Por que apostar em um marketplace?
Participar de um marketplace traz muitos benefícios para marcas e lojistas!
Mais visibilidade…
Ao colocar seus produtos em um marketplace, você pode expandir o seu público e aumentar o faturamento, porque passa a ser visto por muitos outros clientes que, de outra maneira, talvez não conhecessem sua loja.
…e credibilidade!
Quando o consumidor vê seus itens anunciados em um site grande e conhecido, você reforça e associa sua loja a uma série de atributos importantes, como confiança, credibilidade e segurança.
Investimento baixo, retorno alto
Para começar a vender em um marketplace, o investimento inicial é baixo ou inexistente. Em contrapartida, os lucros podem ser bem altos!
Pagamento descomplicado
No marketplace, você não precisa se preocupar com formas de pagamento, porque o site em que a compra é realizada se encarrega desse processo todo. Depois, é só aguardar o repasse do valor na conta sinalizada por você no momento de cadastro.
Como vender em um marketplace?
É simples! Você deverá fazer seu cadastro diretamente no site da empresa em que deseja vender, inserindo alguns dados e documentos – seus e da sua loja. Depois de enviar as informações, é hora de aguardar a aprovação. Em alguns casos, ela é automática, em outros, os dados enviados serão analisados pela equipe responsável.
Cadastre seus itens
Tudo certo? Então chega o momento de cadastrar os produtos que você irá vender. Dedique-se a descrever e categorizar cada item, porque isso faz diferença na hora de aparecer nos resultados de buscas.
Descomplique a gestão da sua loja nos marketplaces
Cuidar do dia a dia da sua loja – da quantidade de itens remanescentes no seu estoque após cada venda, a questões de frete e envio de pedidos – pode ser uma tarefa e tanto. Por isso, é uma boa ideia contar com o apoio de uma integradora. Com essa ferramenta, você integra seus sortimentos nas lojas do B2W Marketplace, Mercado Livre, Magalu e muitas outras, sincroniza seu estoque (isto é, se você vender um celular no Submarino, por exemplo, a quantidade disponível é atualizada automaticamente em todos os outros canais que tiver anunciado, evitando rupturas e dores de cabeça) e otimiza a gestão de todos os processos.
No comments