Como vender mais e melhor no marketplace?
Você já deve ter visto que quem vende em um marketplace conta com muitos benefícios, mas pode enfrentar alguns desafios também. A concorrência é grande, gerenciar um estoque anunciado em mais de um varejista exige atenção, suas ofertas precisam se destacar entre tantas outras…
Mas fique tranquilo! Nesse post, você vai aprender como aumentar suas vendas e melhorar a gestão da sua loja em um marketplace!
1) Um bom anúncio vai além do preço
Como estão os cadastros dos seus sortimentos? Oferta rica em detalhes é que se destaca: o título, a imagem e a descrição do produto precisam trabalhar juntos para aparecer nos resultados da busca e persuadir o cliente a optar por você. Escolha fotos bem iluminadas, em boa qualidade e tiradas de vários ângulos, retratando o item com clareza. Não economize informações técnicas e lembre-se de caprichar na descrição, apresentando as funcionalidades e os benefícios de utilizar o produto.
2) Permaneça competitivo
Expandir sua base de clientes e se manter à frente dos outros vendedores requer um conhecimento aprofundado do mercado em que você opera. Conheça os diferenciais da sua loja, estude bem o seu público-alvo e seus concorrentes. A partir disso, monte um inventário atrativo e variado, que ofereça produtos que seus concorrentes não tenham e, sempre que viável, planeje promoções – como “compre um leve dois”, ou montando kits compostos por itens que costumam ser pedidos juntos.
3) Propaganda ainda é a alma do negócio
Tudo certo: você preparou uma oferta detalhada e criou promoções imperdíveis! Agora, que tal divulgá-las para o seu público-alvo? Criar perfis nas redes sociais é uma ótima pedida para apresentar produtos e condições especiais, conquistar novos clientes e se aproximar dos que você já tem. Além disso, alguns marketplaces oferecem planos de publicidade que possibilitam que você anuncie em espaços de destaque nas páginas do site, o que ajuda a sua loja a se sobressair.
4) De olho no estoque
Imagine que você vende uma geladeira nas Americanas.com, a última do seu estoque. Se você anuncia em mais de um marketplace e não atualiza a quantidade disponível em cada um deles, sua loja continua ofertando o produto, o que causa ruptura no seu estoque e frustração para seus clientes. A boa notícia é que, com a ajuda de um integrador, você sincroniza seu inventário em todos os marketplaces, isto é, a cada venda realizada, a quantidade de itens disponíveis é alterada automaticamente, simplificando a gestão do seu estoque.
5) É a logística que move o negócio
Você sabe que não dá para descuidar da logística quando se vende online. São muitos pedidos recebidos, prazos de entrega a cumprir, configurações de frete e métodos de envio diversos para se ter em mente. Simplifique a manutenção da logística da sua loja com o apoio de algumas integradoras que ofereçam soluções integradas de frete. Estas plataformas podem agrupar essas informações – de todos os marketplaces em que você estiver -, para você acompanhar em um só lugar o andamento dos seus pedidos, datas de envio e status de entrega de forma clara e descomplicada.
6) Integrar é preciso
Se você quer aumentar o faturamento da sua loja virtual, é uma boa ideia participar de mais de um marketplace. Ao levar sua loja para dentro de vários grandes varejistas, você ganha mais visibilidade, o que pode resultar em vendas mais altas e lucros maiores. Contar com uma boa plataforma integradora simplifica a sua gestão, além de ajudar a conquistar resultados melhores.
A gestão da sua loja nos marketplaces pode ser muito mais prática! Clique aqui para saber mais e solicite nossa apresentação comercial.
No comments