8 pontos de atenção na entrega de produtos
Então você montou sua loja virtual! Depois de se cadastrar em um marketplace (ou vários!) e caprichar no preço e na descrição de cada item, é provável que suas vendas tenham aumentado bastante. Mas, sabemos, toda vez que um pagamento é confirmado, o trabalho está só começando. Essa é a hora de planejar a entrega do pedido – da embalagem ao envio -, cumprir o prazo e garantir a satisfação do seu cliente. A seguir, separamos alguns pontos de atenção para ajudar você a preparar e despachar os itens, otimizar a logística da sua operação e fidelizar clientes. Por isso, se você quer garantir que a entrega de produtos da sua loja seja realizada sem problemas, continue a ler esse post!
1) Prazos
Na hora de calcular o prazo de entrega, seja realista. Não diga que o pedido chegará no dia seguinte, por exemplo, se a sua logística não for capaz de cumprir o combinado, porque uma entrega atrasada frustrará o seu cliente, que dificilmente voltará a comprar com você. E mais: o aborrecimento causado ainda é capaz de derrubar a reputação da sua loja!
Por outro lado, compras entregues dentro do prazo (ou até antes do prometido!) satisfazem e superam expectativas, o que pode se transformar na tão desejada fidelização. Se você oferecer prazos apertados, certifique-se de que a sua estratégia de logística é sustentável e alinhada aos seus objetivos, demandas e possibilidades para dar conta de realizar a entrega de produtos.
2) Política de frete
É essencial deixar claro para quem visita a sua loja os benefícios, custos, isenções, prazo e qualquer outra informação importante sobre o frete. Sempre que possível, simplifique as regras da sua política de frete e deixe o cálculo em uma área de destaque, com grande visibilidade e fácil acesso.
Práticas como oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor, prazos mais curtos ou valores isentos para localidades próximas podem ajudar na conversão e fidelização de clientes. Experimente!
3) Embalagem
Capriche nas embalagens dos itens enviados, porque o sucesso de uma entrega também é determinado pelo estado do produto quando ele chega no endereço do cliente. Então, para garantir a satisfação do comprador, proteja bem o pedido. Não economize em plástico bolha ou outros materiais resistentes que preservem a integridade do objeto e lembre-se que a aparência do pacote também é importante. Uma embalagem segura e cuidadosamente apresentada é importante para encantar o cliente!
4) Transporte
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) em parceria com a ComSchool em 2019, 88,6% das lojas virtuais brasileiras concentram suas operações logísticas com os Correios, 15% utilizam transportadoras privadas e somente 5% oferecem meios próprios para entregas.
Pergunte-se qual é a opção mais adequada à sua loja, ao perfil do seu público (onde moram, a urgência com a qual costumam precisar dos itens comprados, entre outras informações) e aos produtos que você precisa enviar. Os Correios são conhecidos por todos, o que transmite credibilidade, e entregam em todo o território nacional. Já as transportadoras têm a seu favor a falta de restrições de peso das encomendas e uma ampla gama de valores de fretes. Aposte nela se o seu volume de vendas for mais alto ou se trabalhar com produtos maiores. Combine as diversas soluções de entrega de produtos e ofereça opções para seus clientes, garantindo custos menores e entrega mais rápida!
5) Status do pedido
Quem compra pela internet quer acompanhar cada etapa da entrega. É importante manter o cliente informado e atualizado sobre a evolução do processo: pedido aprovado, enviado, em trânsito e entregue. Por isso, sempre ofereça o código de rastreamento do produto e, em caso de imprevistos, entre em contato e seja transparente sobre possíveis atrasos.
6) Estoque inteligente
Os itens listados para venda devem ser condizentes com a quantidade disponível no seu estoque. Imagine que você já tenha vendido todos os notebooks da sua loja, mas ele siga anunciado em um marketplace e um cliente tem a compra aprovada. É dor de cabeça na certa para todas as partes. Por isso, conte com uma integradora para automatizar (e otimizar) a gestão do seu inventário. A cada venda realizada, a quantidade total disponível é atualizada automaticamente em todos os lugares em que o item estiver exibido. Bem mais prático e seguro, né?
7) Gestão integrada
Para quem quer evitar surpresas na entrega de produtos e busca uma gestão descomplicada e cada vez mais assertiva, vale a pena investir em uma ferramenta integradora, como a SkyHub. Ela funciona como uma verdadeira central da sua operação em marketplaces: você controla produtos, pedidos, estoque e configurações de frete, como integração com os correios e tabela de transportadora, em um só lugar. O resultado é um dia a dia mais eficaz e clientes sempre satisfeitos.
8) Pós-venda
O pedido chegou? Que tal enviar uma pesquisa rápida para o cliente, perguntando sua opinião em relação à entrega, prazo e condições da embalagem e do produto? Essa é uma boa maneira de se manter atento a pontos de melhoria, evoluir seu negócio e fazer o comprador saber que sua experiência e satisfação são importantes para você.
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