Gestão de marketplace: como começar a gerenciar sua loja
Fazer parte de um marketplace é uma ótima estratégia para ganhar mais visibilidade, aumentar as vendas e o faturamento da sua loja. Isso porque o e-commerce não para de crescer: segundo o relatório Webshoppers publicado em 2019 pela Ebit/Nielsen, 36% dos brasileiros já são consumidores digitais. Também vale destacar o faturamento das vendas realizadas pela internet no Brasil, que, em 2018, foi de R$ 133 bilhões, o maior da América Latina.
São muitos os benefícios de vender em um marketplace, mas o principal desafio é garantir o controle da operação e a satisfação de quem compra com você. Estar em mais de um canal exige cuidados reforçados, porque você precisa conciliar o recebimento de pedidos, entregar todos eles em dia e enviar notas fiscais para o portal do marketplace. Como está a administração das suas vendas, estoque e operações? Se você tem alguma dúvida ou deseja melhorar sua gestão de marketplace, confira as dicas que separamos a seguir!
Atenção ao cadastro dos seus itens
Um dos primeiros e mais importantes passos na gestão da sua loja em um marketplace é o cadastro dos produtos. Atente-se aos detalhes, como o nome de cada item, a descrição, as imagens e a categoria de cada item, assim, você evita que o anúncio passe despercebido pelos visitantes ou seja rejeitado pelos filtros do marketplace. Conheça e siga as regras de cada canal. Cumprir os requisitos de cadastro evita problemas e garante que seus produtos sejam listados e apareçam nas buscas.
Seu estoque está atualizado?
Mantenha a quantidade disponível de cada item sempre em dia em todas as lojas em que estiver para evitar ruptura de estoque, insatisfação para seus clientes e dores de cabeça para você. É trabalhoso – e desafiador – gerenciar seus sortimentos quando as atualizações são feitas manualmente, através da coleta e inserção de informações do ERP no sistema de cada marketplace. Para descomplicar, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta integradora, que permite a criação de um estoque único para todas as lojas e atualiza seu inventário automaticamente em todos os marketplaces a cada venda realizada.
Centralizar é descomplicar
Sabia que acompanhar cada detalhe da sua operação nos marketplaces pode ser muito mais simples? Contar com um dashboard único, que consolide todas as informações em um só lugar, descomplica bastante a gestão da sua loja, facilita a análise dos seus resultados e possibilita a tomada de decisões com muito mais assertividade e eficiência. Saiba mais aqui.
Preços bons, clientes felizes, você em destaque
Os preços dos seus produtos precisam ser competitivos, principalmente quando se vende em marketplaces, onde a concorrência é maior. Para ajudar na precificação, você pode utilizar ferramentas que analisem os preços praticados por outras lojas, permitindo que você trace – ou repense – suas estratégias. Alguns canais podem oferecer insights de inteligência de preço que ajudam a desenvolver ações atrativas que otimizem sua margem e aumentem suas chances de conquistar o buy box sem abrir mão da sustentabilidade do seu negócio.
Não esqueça da nota fiscal…
Lembre-se de sempre subir as notas fiscais emitidas no marketplace em que as vendas tiverem sido realizadas. Erros na emissão e envio de notas podem causar insatisfação para seus clientes e, consequentemente, derrubar a reputação da sua loja.
…e do código de rastreio.
Muita atenção às informações de entrega e códigos de rastreio! Elas são exigidas para participar dos principais marketplaces e devem ser inseridas manualmente. Fique atento às peculiaridades das plataformas de frete utilizadas por cada canal, que podem ser bem diferentes uma da outra! Conheça mais uma funcionalidade de uma integradora, como a SkyHub: ela ajuda na universalização das plataformas, porque permite administrar e adaptar tabelas diferentes em uma única ferramenta.
E se tudo pudesse ser mais fácil?
Ao longo deste texto, você viu que a gestão de marketplace pode ser descomplicada com a ajuda de uma ferramenta integradora. Com ela, você otimiza o seu tempo e a sua gestão, evita perder vendas e ganha um grande aliado estratégico, porque recebe dados valiosos em tempo real. Além disso, você acompanha os itens mais vendidos em cada canal e o ticket médio, ajustando as ações de precificação e de frete.
A gestão da sua loja nos marketplaces pode ser muito mais prática! Clique aqui para conhecer melhor a SkyHub e ver como ela pode otimizar o seu dia a dia nos maiores varejistas da internet.
No comments